quarta-feira, 2 de junho de 2010

Saúde: Ana Jorge defende melhoria na gestão do SNS


A ministra da Saúde, Ana Jorge, defendeu hoje que é necessário melhorar a gestão do Serviço Nacional de Saúde (SNS), mas alertou para as tentativas encapotadas de tentar acabar com o acesso universal aos cuidados de saúde.
É na eficiência da gestão do SNS «que mais se concentram aqueles que, não tendo coragem de assumir que querem acabar com o acesso universal aos cuidados de saúde, se escondem atrás de um conceito vago de livre escolha com o Estado a pagar», afirmou Ana Jorge.
Este discurso foi proferido no encontro «Segurança nos Cuidados de Saúde versus Sustentabilidade do Sistema de Saúde», organizado pelas quatro Ordens ligada à Saúde - Médicos, Enfermeiros, Farmacêuticos e Dentistas.
À margem do encontro, questionada pelos jornalistas sobre se o seu discurso era um ataque aos privados, Ana Jorge afirmou que «não foi um ataque a ninguém».
«Foi antes uma defesa daquilo que consideramos importante para o SNS», adiantou, lembrando que os privados são complementares ao Serviço Nacional.
«Os privados são bem vindos para algumas áreas complementares como os cuidados continuados», realçou.

No seu discurso, Ana Jorge salientou ainda que «quem acha que os problemas do país se resolvem pondo em causa o SNS, não compreende o alcance do SNS como instrumento poderoso de coesão social».
«Nestes tempos difíceis a resposta é não desmantelar o SNS. A resposta deve ser mesmo reforçá-lo e sermos capazes de melhorar a eficiência da gestão do Serviço», defendeu.
A ministra da Saúde recusou a ideia que muitos querem fazer passar que o SNS é mal gerido.
«Muitos dizem que o SNS é mal gerido, mas devo dizer que, como tudo na vida, há bons e maus gestores no Serviço, mas recuso a ideia que muitos querem fazer passar que o SNS é mal gerido», afirmou Ana Jorge.
No entanto, a ministra defendeu que é preciso obter ganhos de eficiência e salientou que os profissionais de saúde têm hoje vários desafios no SNS.
Ana Jorge lembrou ainda que as 10 medidas tomadas recentemente para melhorar a gestão do SNS irão gerar uma poupança de 50 milhões de euros. LUSA

3 comentários:

Jorge Martins disse...

Reflitam: será que defende mesmo?

Anónimo disse...

O PS até se pinta para acabar com o SNS esta ministra é só promessas vãs e a seguir resultados 0

güncel sağlık haberleri disse...

Exatamente eu concordo.