quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

1300 vagas para as Especialidades

Enfermagem: 1300 vagas para especialização este ano.

O ensino superior público abriu este ano 691 vagas nos cursos de pós-licenciatura de especialização em enfermagem e o ensino privado abriu 580 para o ano lectivo 2008-2009.

Segundo portaria publicada ontem em Diário da República, as novas vagas do ensino superior público serão de 691 neste ano lectivo e os cursos onde o número de vagas se acentua são:

Enfermagem de Reabilitação (156), Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia (155) e Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria (130).

No ensino superior privado, por sua vez, das 580 vagas para especialização, Enfermagem de Reabilitação aparece em destaque (155), seguida por Enfermagem Comunitária (145) e Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria (105).

Estão ainda disponíveis no ensino superior público 90 vagas no curso de especialização em Enfermagem Comunitária, 85 vagas em Enfermagem Médico-Cirúrgica e 75 para Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria.

Por outro lado, os cursos privados de Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia vão ter 45 vagas, o de Enfermagem Médico-Cirúrgica 85 e o de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatra 50 vagas.

O Ano lectivo começou em Setembro/Outubro mas as vagas foram publicadas ontem em diário da república, vai um pouco atrasado... mas como o povo diz mais vale tarde do que nunca.

Uma nota para quase o mesmo numero de vagas para o público e privado. Se o ano passado o numero de vagas no privado era 1/3 da do publico este ano é quase 45/55%.

1 comentário:

Anónimo disse...

A diferenciação dos enfermeiros faz-se pela sua especialização. Seria importante que o governo mostra-se algum critério de importância no que respeita à sua aprovação. As vagas ao saírem tão tarde prejudicaram não só os alunos como também professores e escolas que tinham o calendário agendado e que agora vêm-se obrigadas a reformular. Os enfermeiros exigem profissionalismo tal como o demosntram no dia-a-dia nos hospitais.