segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Hospitais EPE recebem 767 M€ para pagamento de dívidas

Vários hospitais com gestão empresarial receberam sexta-feira cerca de 767 milhões de euros para pagarem dívidas vencidas, no âmbito do Fundo de Apoio ao Sistema de Pagamentos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), segundo o Ministério das Finanças.
Em comunicado divulgado hoje, o ministério precisou que o Fundo procedeu a transferências no montante global de 766,9 milhões de euros a «favor de diversos hospitais com natureza de entidade pública empresarial (EPE)».
No passado dia 08, a ministra da Saúde, Ana Jorge, garantiu que a dívida vencida do SNS, no valor de 908 milhões de euros, vai ser paga até ao final do ano.
Falando aos jornalistas à margem de uma cerimónia no Hospital de Santa Maria, Ana Jorge confirmou o valor da dívida noticiada e adiantou que foram dadas garantias aos fornecedores do SNS que aguardam pelo pagamento há mais de 90 dias.
«A dívida do SNS está a ser enquadrada, vamos acompanhá-la, cumpri-la, estamos a trabalhar para que tudo corra bem. O importante neste momento é que a dívida vencida vai ser paga aos fornecedores», disse a governante.
No comunicado de hoje foi referido que a transferência «vem complementar outras já desencadeadas pelo Ministério da Saúde, que visam regularizar as dívidas dos Hospitais integrados no Sector Público Administrativo aos seus fornecedores».

Sem comentários: