domingo, 11 de janeiro de 2009

Saúde 24 dispensou 4 enfermeiros este mês e 3 saem Março

A linha de Saúde 24 dispensou esta semana quatro enfermeiros, despedimentos que não estão relacionados com a denúncia dos supervisores de «caos organizativo» no serviço, disse hoje o responsável pela empresa que gere aquela estrutura do Ministério da Saúde.
Ramiro Martins salientou, em declarações à Agência Lusa, que a linha de Saúde 24 dispensou esta semana quatro enfermeiros comunicadores e já informou outros três que não vai renovar os contratos em Março devido a «má prestação» laboral.
«Este mês houve dispensa de quatro enfermeiros comunicadores, mas ao mesmo tempo contratámos 23 novos enfermeiros e dois supervisores», que já se encontram ao serviço, adiantou o responsável.
Segundo Ramiro Martins, os quatro enfermeiros que saíram esta semana foram »dispensados de imediato porque tinham uma performance muito má« e outros três foram notificadas para sair em Março.
»As pessoas que foram dispensadas ao longo desta semana faltaram 25 dias nos últimos três meses, chegaram atrasados 17 dias e até houve um colaborador que passou 817 minutos com os auscultadores na cabeça mas não atendeu chamadas«, sublinhou para justificar os despedimentos.
O Jornal de Negócios noticiou que quatro dos trabalhadores dispensados são testemunhas abonatórias de uma das supervisoras que a empresa suspendeu na sequência da carta enviada à ministra da Saúde, denunciando »falhas graves« nos serviços prestados aos utentes, e os restantes faziam parte da sua equipa.
Segundo o jornal, nas vésperas das audições das testemunhas perante os instrutores do processo disciplinar à supervisora, a linha telefónica Saúde 24 decidiu abdicar do serviço de sete enfermeiros, que se dizem vítimas de perseguição.
O responsável pela empresa que gere o serviço disse à Lusa que os sete trabalhadores dispensados não estiveram envolvidos na carta enviada para a ministra Ana Jorge e que os despedimentos «não estão relacionados» com a missiva.
»Se quiserem ligar isto à carta é uma tentativa deles de justificarem a dispensa«, disse, desvalorizando os despedimentos, ao mesmo tempo que se congratulou com as novas contratações para darem apoio aos casos de doentes com vírus da gripe.
Segundo o responsável, os serviços da linha de Saúde 24 aumentaram entre 200 a 300 por cento nas últimas semanas devido ao vírus da gripe.
Um inquérito realizado entre 29 e 30 de Novembro do ano passado junto dos utentes da linha de Saúde 24, tornado público hoje, revela que 99,17 por cento dos utilizadores recomendam o serviço e 95 por cento estão «totalmente satisfeitos».
A recolha de informação, no âmbito do inquérito, foi realizada pela Netsonda, através de entrevista telefónica, junto de 361 utentes do serviço Saúde 24.
Numa iniciativa do Ministério da Saúde, a linha de Saúde 24 foi criada em 2007 para dar assistência em cuidados de saúde, fazendo triagem e aconselhamento dos utentes, tendo em vista evitar que estes se desloquem aos hospitais e centros de saúde sem necessidade.
Desde o seu arranque e até à data mais de 800.000 pessoas ligaram para a Linha telefónica Saúde 24 (808242424).

Sem comentários: