quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Taxas moderadoras mais caras a partir de Fevereiro


"As consultas, urgências e actos médicos em hospitais e centros de saúde serão mais caros a partir de 1 de Fevereiro, enquanto as cirurgias de ambulatório descem quase para metade, segundo a actualização das taxas moderadoras, publicada esta quinta-feira em Diário da República.
A Portaria n.º 34/2009 actualiza o preço da saúde pública em Portugal por considerar que as taxas moderadoras se encontram "desactualizadas, quer quanto ao valor, quer quanto à tipologia dos actos".
Desta forma, estabelece que as consultas nos hospitais centrais sobem de 4,30 para 4,50 euros, nos hospitais distritais aumentam de 2,85 para 3 euros e nos centros de saúde passam de 2,10 para 2,20 euros
Em relação às urgências, o pagamento deixa de ser feito consoante a tipologia do hospital e passa a ser efectuado consoante se trata de uma urgência polivalente (9,40 euros), urgência básica e urgência médico-cirúrgica (8,40 euros) ou em centros de saúde (3,70 euros).
Por cada um dos primeiros dez dias de internamento o doente passa a pagar 5,20 euros e o serviço domiciliário sobe 20 cêntimos, para 4,70 euros.
A cirurgia de ambulatório é o único acto médico cuja taxa moderadora desce na nova tabela: custava 10 euros e passa a custar 5,20.
O Governo quer que este ano mais de metade das cirurgias programadas sejam feitas em ambulatório (sem internamento), uma meta que segundo o Ministério da Saúde permitirá "diminuir muito" as listas de espera.
São poucas as taxas moderadoras inalteradas, já que a generalidade sobe entre 10 e 25 cêntimos por acto médico nas várias especialidades." (Jornal de Noticias)

Sem comentários: