sábado, 31 de janeiro de 2009

Uma urgência custa 147 euros


O Ministério da Saúde aumentou o preço dos cuidados de saúde prestados aos utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e pagos pelos subsistemas, unidades públicas e privadas. Cada doente que procura uma consulta num Serviço de Urgência Polivalente – num hospital central – passa a custar mais 3,50 euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), um encargo que aumenta para 147 euros.
A actualização da tabela de preços, cuja portaria do Ministério da Saúde foi publicada ontem em Diário da República (portaria 132/2009, de 30 de Janeiro), inclui os preços cobrados em regime de internamento, ambulatório, cirurgias e urgências diferenciadas, previstas no programa do Governo para a requalificação do sector.
Um dos maiores aumentos é cobrado numa consulta no Serviço de Atendimento Permanente (SAP), que passou dos 16,90 euros para os 36 euros. O aumento de 19,10 euros inclui os custos do transporte.
O valor das consultas externas aumentou um euro, passando de 30 para 31 euros. Porém, as consultas médicas sem a presença do utente baixam de preço, de 30 para 25 euros.
O aborto até às dez semanas custa ao SNS valores que variam entre os 848,99 euros, caso seja feito com medicamentos, ou 1099,16 euros, se for efectuado através de meios cirúrgicos. (correio da manhã)

Sem comentários: