quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

INEM: 35 ambulâncias novas paradas devido à agenda da ministra


Três dezenas e meia de ambulâncias novas do INEM estão paradas há pelo menos dois meses num parque de viaturas na Azambuja, pertença da empresa fornecedora, à espera do momento em que a Ministra da Saúde procederá à sua entrega oficial.
Segundo avança o diário Público, boa parte das ambulâncias estão já prontas, faltando equipar apenas uma parte mínima.
Integrando uma lista de viaturas que a ministra da Saúde irá entregar no final do mês, estas ambulâncias deverão assim continuar paradas no parque da SIVA, importador da marca Volkswagen para Portugal (precisamente a marca dos veículos em questão), mais algumas semanas, até puderem começar a ser utilizadas.
O Público revela ainda que as ambulâncias em questão estão matriculadas desde Outubro, sendo, aliás, da mesma série de matrículas das que a ministra Ana Jorge entregou em Dezembro, no Parque das Nações, a 47 corporações de bombeiros.
As novas viaturas de emergência médica que o INEM está a entregar servirão para substituir algumas viaturas que não têm condições para estar ao serviço ou que foram retiradas por acidente, por exemplo. Mas também para dotar corporações que ainda não têm viaturas deste género.

Contactada pelo diário, a assessora para a comunicação social do INEM, Raquel Leal, garantiu que «não há atrasos nas entregas», uma vez que «ficou combinado que seriam entregues até ao fim do primeiro trimestre.» Como tal, «serão cumpridos os prazos», concluiu.
Quanto ao facto de não serem distribuídas à medida que ficam prontas - ou mesmo quinzenalmente ou mensalmente -, a mesma fonte explica que tal ficar a dever-se a «procedimentos burocráticos junto das corporações: é preciso elaborar planos de prioridades para a distribuição, os protocolos de funcionamento, e até é necessário formar as equipas que irão trabalhar com o equipamento». Além de que o INEM prefere trabalhar de forma «agrupada».
O facto de terem sido matriculadas há quatro meses resulta de que foram pedidas todas ao mesmo tempo, na sequência de concursos públicos para quase centena de meia de viaturas.

As viaturas que agora estão à espera fazem parte do grupo de 45 que serão entregues numa cerimónia marcada para o próximo dia 27, afirma o ministério. E estas 45 são a última tranche de um pacote de 110 viaturas de renovação da frota PEM (posto de emergência médica) comprado durante o ano de 2008.
Recorde-se que, em 2008, o INEM fez um investimento de 9,9 milhões de euros em concursos públicos para aquisição de 161 viaturas: 110 destinam-se à renovação da frota PEM, as restantes vinham reforçar a frota SIV (suporte imediato de vida - 26) e a frota SBV (suporte básico de vida - 25) Entretanto, ainda este mês, acrescentou a assessoria do Ministério da Saúde ao Público, será lançada uma nova consulta pública para a aquisição de mais 80 ambulâncias, das quais «60 destinam-se à renovação da frota PEM (posto de emergência médica) e as restantes 20 à frota SBV e SIV, afecta ao projecto de requalificação das urgências».

Esta nova iniciativa deverá representar um investimento total de 4,56 milhões de euros.

Sem comentários: