domingo, 26 de abril de 2009

México: Governo desaconselha viagens


O Governo português desaconselha as deslocações à Cidade do México devido ao surto de gripe suína, que já causou a morte a mais de 80 pessoas.
Segundo o secretário de Estado das Comunidades, António Braga, nas instâncias turísticas mais procuradas pelos portuguesas não há conhecimento de quaisquer casos de infecções.
Por esta altura, o número de turistas portugueses no México é reduzido, entre 300 a 350 pessoas e estão essencialmente concentrados na zona da Riviera Maia.
Contudo, alertou António Braga, 'por medida de precaução, se alguém pretender deslocar-se a essas zonas deve contactar o gabinete de emergência consular'.
Até ao momento, não há nenhum português no México que tenha mostrado vontade de regressar antecipadamente.
Já depois de a Comissão Europeia ter garantido a inexistência de casos suspeitos na União, a Direcção-Geral de Saúde (DGS) assegurou que em Portugal também não existe qualquer situação suspeita do vírus da gripe suína. Contudo, as autoridades estão em alerta e este domingo participam num encontro por audio-conferência com outros organismos europeus de saúde para 'fazer um ponto da situação'.
Francisco George, da DGS, garantiu que 'não há razão par alarme' e esclareceu ainda que estamos perante um caso de 'saúde pública humana' e não um verdadeiro veterinário, isto é, o vírus transmite-se entre humanos e não existe qualquer risco no consumo de carne de porco. Correio da Manhã

Sem comentários: