domingo, 10 de maio de 2009

Análise da Empregabilidade em Enfermagem em 400 enfermeiros com 30 ou menos anos de idade


Eis um estudo que dá uma noção das percentagens no que respeita aos Enfermeiros e Enfermagem a nível da empregabilidade:


Dos 400 enfermeiros que responderam, 79,75% tinham 25 ou menos anos de idade. A idade mais representativa foram os 23 anos (26,5%). 74,5% eram mulheres.

A nota do curso de enfermagem mais prevalente é de 15 (37,5%), seguido de 14 (26,25%) e de 16 (25,5%), sendo a média de 14,82 ±1,106 valores. 64% realizaram o curso numa escola de enfermagem pública. 98% eram licenciados (os restantes 2% eram mestres). 14% possuem ou estão a frequentar pós-graduação e 60% não possuem pós-graduação, mas pensam iniciar futuramente.

Dos 400 enfermeiros com 30 ou menos aos incluídos no estudo, 29% responderam estarem desempregados ou empregados noutra área que não a enfermagem. Verifica-se ainda que 25,75% apresentam um vínculo laboral que proporciona estabilidade laboral1. De notar ainda a existência de 3,75% que referem estar em estágio profissional ou regime de voluntariado. Dos que exercem enfermagem, 90% fá-lo em Portugal. 74,25% não estão inscritos em qualquer sindicato de enfermagem.


57% responderam de uma negativa (classificação <>53,28% responderam de forma positiva (classificação ≥ 5) à questão “De 1 (mau) a 10 (excelente), classifique o grau de satisfação que tem com o apoio que recebeu aquando do pedido de ajuda/informação aos sindicatos de enfermagem (responder apenas se tiver existido alguma situação em que tenha pedido ajuda/informação a algum sindicato)”.


Em relação ao número de enfermeiros em Portugal (a exercer funções nos serviços de saúde), 61% referem ser em baixo número, 24,75% referem ser em excesso e 14,25% referem ser em número suficiente.

Em relação ao número actual de alunos de enfermagem, 95,75% refere como excessivo o número de vagas actuais para o curso de enfermagem.

Dos enfermeiros que já estão a exercer enfermagem, 25,94% referem ter demorado menos de 1 mês a começar a exercer enfermagem, 23,89% entre 1 e 3 meses, 28,33% entre 4 e 6 meses, 18,53% entre 7 e 12 meses, 3,07% entre 13 e 18 meses e 0,34% entre 2 e 3 anos.

Os que ainda não exercem enfermagem, 30,71% estão desempregados há menos de 3 meses, 10,24% de 3 a 6 meses, 46,46% entre 7 e 12 meses e 12,6% há mais de 1 ano.
Fórum Enfermagem Enf. Ricardo Ribeiro

2 comentários:

Anónimo disse...

Colegas

Demora 5MINUTOS a ler e pode ser que valha a pena no processo de consciencialização.

Todos nós recebemos e reenviamos diariamente dezenas de mails, era o que solicitava que sem falsas modéstias fizessem com este.

Vivemos hoje o momento mais fundamental do processo de consciencialização dos enfermeiros para o movimento reivindicativo em curso.

Sou Enfermeiro à 13 anos e sempre acompanhei as lutas desenvolvidas pela classe.

TODOS QUEREMOS UMA NOVA CARREIRA COM VALORIZAÇÃO JUSTA DO QUE SOMOS E FAZEMOS, E COMO REAIS EXPECTATIVAS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL..

O GOVERNO , E ISTO É VERDADE:

- PROPÕE DISCRIMINAR SALARIALMENTE OS ENFERMEIROS PERANTE OUTROS LICENCIADOS

- PROPÕE FAZER COM QUE OS ENFERMEIROS SÓ ATINJAM O TOPO DA CARREIRA AO FIM DE 45 ANOS DE TRABALHO, SENDO QUE ESTE TOPO SÃO MAIS 400 EUROS DO QUE HOJE CONSEGUIMOS AO FIM DE 27 ANOS DE FUNÇÕES

- PROPÕE QUE QUE QUANDO EXISTIR UMA NOVA CARREIRA TODOS NÓS TRANSITEMOS PARA POSIÇÕES REMUNERATÓRIAS IGUAIS AS QUE DETEMOS HOJE

- PROPÕE QUE OS ENFERMEIROS PASSEM A MUDAR DE ESCALÃO DE 5 EM 5 ANOS

- PROPÕE UMA AVALIAÇÃO DE DESMPENHO EVENTUALMENTE POR QUOTAS

- NÃO RESOLVE A PRECARIEDADE LABORAL

Caros colegas se estes não são motivos suficientes para dia 12 se fazer uma grande manifestação de Enfermeiros em Lisboa, então deixem que vos diga que NUNCA haverá motivos para tal.

Dia 12 é o dia do ENFERMEIRO, se tu és ENFERMEIRO e não tens capacidade de te INDIGNARES perante tudo isto.....ENTÃO NÃO SEI

De braços cruzados nada conseguimos, não existe nenhuma elite na enfermagem que lute por aquilo que te diz respeito a ti, a mim, a nós.

Dia 12 existem transportes organizados em todo o país, basta não seres indiferente.

Passa a ACÇÃO, vem a MANIFESTAÇÂO.

A vinda à manifestação pode não ser garantia de vitória no dia seguinte, mas o alhiamento completo desta forma de luta revela TOTAL desprezo pelo teu futuro.

CERTO DE QUE MUITOS ENFERMEIROS ADEREM À GREVE, É DE TODO FUNDAMENTAL QUE SE DESLOQUEM À MANIFESTAÇÃO.

FAÇO UM FORTE APELO AOS COLEGAS DE LISBOA QUE ESTANDO MAIS PERTO TÊM MAIS POSSIBILIDADES DE AS 14H30M ESTAREM NO MINISTÉRIO DA SAÚDE.

VAMOS MOSTRAR A NOSSA INDIGNAÇÃO, O NOSSO DESCONTENTAMENTO.

SABEM COLEGAS, A POSTURA DAS PESSOAS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE EM ALGUMAS REUNIÕES MOSTRA "DESPREZO E CHACOTA" PELOS ENFERMEIROS, VOCÊS DIA 12 QUEREM RESPONDER?

A RESPOSTA É DADA COM PARTICIPAÇÃO.

AH É VERDADE, SE NÃO ENVIARES ESTE MAIL A NÍNGUÉM NADA TE ACONTECE, É PK NÃO MECHEU CONTIGO.

SE ENVIARES A 5 PSSOAS PODE SER QUE 2 VÃO À MANIF

SE ENVIARES A 10 PODE SER QUE 5 VÃO À MANIF

SE ENVIARES A 30 PODE SER QUE 15 VÃO À MANIF

SE ENVIARES A 100 FIZESTE O TEU TRABALHO E TEREMOS UMA GRANDE MANIFESTAÇÃO.

ATÉ TERÇA COLEGA

Lifepassenger disse...

Um Bom dia Mundial do Enfermeiro e Boa Greve amanha!