segunda-feira, 4 de maio de 2009

Cidadã portuguesa com H1N1


A portuguesa, de 31 anos, que esteve de férias no México e num outro país da América Latina foi contagiada com "o vírus da Gripe A, H1N1", revelou ontem ao CM Francisco George, director-geral da Saúde. "Uma vez verificado que o vírus corresponde a uma estirpe diferente da gripe sazonal, o que está agora a ser analisado é se corresponde à estirpe responsável pelo surto de gripe no México", acrescentou.
Está prevista para hoje a chegada dos resultados das análises pedidas a um laboratório inglês que trabalha com a Organização Mundial da Saúde (OMS). "A análise foi enviada para o laboratório, onde está a ser elaborado o perfil deste vírus novo", disse ao CM fonte do Ministério da Saúde
A cidadã portuguesa recupera em casa, permanece de quarentena e é observada com regularidade, tal como os familiares mais próximos, apurou o CM. A ministra da Saúde, Ana Jorge, disse na sexta-feira que a doente "já não apresenta sintomas de gripe e não recebe medicação adicional". Confirmada a gripe, a jovem terá recuperado sem necessidade de antivirais. Hoje, Ana Jorge irá fazer um ponto da situação. A Organização Mundial de Saúde (OMS) explicou ontem à noite ao CM que "são os próprios países que testam o vírus e posteriormente notificam a OMS". Desde ontem que Portugal integra a lista do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, como tendo um caso provável de infecção.
Segundo este organismo, no espaço de nove horas houve um aumento de 30 casos confirmados na Europa, num total de 79. Espanha regista 44. Em todo o Mundo, já são quase mil os casos confirmados.
Com a propagação da doença, os cerca de 300 portugueses, que chegam amanhã a Lisboa provenientes do México, serão submetidos a uma avaliação médica. A delegada de Saúde do Aeroporto de Lisboa, Maria João Martins, confirmou que "eventuais casos suspeitos serão observados a bordo". Correio da Manhã

Sem comentários: