quinta-feira, 14 de maio de 2009

Coimbra: êxito no primeiro transplante duplo de coração e rim


Os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) anunciaram hoje que realizaram, com êxito, uma operação inédita em Portugal de transplante simultâneo de coração e rim num homem de 60 anos.
De acordo com uma nota dos HUC, o transplante foi realizado quarta-feira num homem com 60 anos, que sofria de insuficiência cardíaca e renal grave, por uma equipa mista dos serviços de cirurgia cardiotorácica e de urologia, liderada pelos cirurgiões Manuel Antunes e Carlos Alberto Bastos.
«O doente tinha sido submetido a um transplante de fígado há 10 anos e, na sequência dessa intervenção, os rins entraram em falência e o coração enfraqueceu, levando a este transplante duplo», explicou à Agência Lusa Alfredo Mota, director do Serviço de Urologia e Transplantação Renal.
Segundo o responsável, a operação demorou quatro horas «e correu muito bem», tendo o doente iniciado o processo de recuperação.
«Para a semana deve ter alta e, como é uma pessoa muito agarrada à vida, vai correr tudo bem», referiu Alfredo Mota, salientando que o paciente, residente em Coimbra, já hoje «tomou o pequeno-almoço».
«Não é uma intervenção que acontece todos anos, mas quando acontecer estamos preparados para a fazer», sublinhou o médico.
Alfredo Mota salientou ainda que para o sucesso do transplante contribuiu a «boa coordenação» entre as duas equipas.
Apesar das tentativas, não foi possível à Agência Lusa obter uma reacção do responsável do Centro de Cirurgia Cardiotorácica dos HUC. Lusa

Sem comentários: