quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Consumir aspirina ajuda pacientes com cancro colo-rectal


Consumir regularmente aspirina reduz o risco de morte em pacientes que sofrem de cancro colo-rectal, avançou esta terça-feira um estudo publicado na revista Journal of the American Medical Association.
Já estava provado que o consumo de aspirina era eficaz na redução do adenoma colo-rectal (tumor benigno), e ajudava na prevenção do aparecimento de tumor.
A descoberta passa pelo facto de que o remédio também podia ajudar na sobrevivência de pacientes que sofrem deste tipo de cancro, segundo a Folha Online.
Outros estudos provaram que a aspirina, além de ser um analgésico, apresenta ingredientes (como ácido acetilsalicílico) que tem propriedades anti-inflamatórias e anticoagulantes.
Andrew Chan, do Hospital Geral de Massachusetts e da Escola de Medicina da Universidade de Harvard, realizou estudos sobre a relação entre a aspirina e a sobrevivência de 1.729 pessoas com cancro colo-rectal não metastático.
O relatório apontou que o consumo regular de aspirina está associado a uma «grande redução» do risco de morte por cancro colo-rectal. O risco foi 29% menor nos doentes que consumiram o analgésico.

«Estes resultados sugerem que a aspirina pode influenciar a biologia dos tumores colo-rectais, além de prevenir a sua aparição», referiu Chan. Todavia, diz o cientista, é necessário realizar estudos mais aprofundados sobre o efeito da aspirina, incluindo provas com placebos. Lusa


Sem comentários: