sábado, 22 de agosto de 2009

Saúde corta nas análises e Tamiflu


A ministra da Saúde, Ana Jorge, anunciou ontem cortes nas análises clínicas e na medicação preventiva da gripe A, com a racionalização do Tamiflu. A partir de agora os testes só serão feitos aos doentes cujo quadro clínico o justifique e o Tamiflu só será dado aos grupos de risco. A informação sobre a situação da epidemia no País deixa de ser diária e passa a ser disponibilizada uma vez por semana, às quartas, no site do Portal da Saúde.
A governante justificou estas medidas com a evolução da infecção que exige "um novo conjunto de respostas". Assim, a fase actual passa a estar centrada no tratamento dos doentes com sintomas gripais, e já não na contenção da transmissão.
Ana Jorge justificou a contenção com os antivirais por "já não ser possível identificar os contactantes" e pela "necessidade de contenção da medicação". Disse ainda que a medicação preventiva passa a estar indicada para pessoas que integram os grupos de risco – grávidas, crianças com menos de um ano de idade, pessoas com asma, obesos e pessoas com o sistema imunitário diminuído – que sejam um contacto muito próximo do doente com gripe.
Ana Jorge adiantou que, até ao final de Agosto, todos os centros de saúde estarão preparados progressivamente para atender os utentes suspeitos de terem gripe e o encaminhamento continua a ser efectuado pela Linha Saúde 24. Os hospitais passam a assistir aos casos mais graves.

Sem comentários: