segunda-feira, 28 de setembro de 2009

6 a 15 por cento das crianças são bipolares


Reconhecida como uma perturbação mental, a mania caracteriza-se pela mudança exacerbada de humor que oscila entre a euforia ou irritabilidade, agitação ou agressividade, o sentimento de grandiosidade, aceleração psicomotora, excesso de energia e pouca necessidade de dormir. Associado a esta perturbação está normalmente o espectro bipolar. De acordo com Paula Correia, pedopsiquiatra no Centro Hospitalar Cova da Beira, "na doença bipolar tipo 1 há episódios de mania e hipomania. A mania é mais grave, dura cerca de dez dias e pode haver necessidade de internamento porque o doente tem o seu comportamento desorganizado, pode haver um quadro psicótico com intenção suicida, embora isso seja mais evidente no adulto. A hipomania pode durar até cerca de quatro dias, mas não necessita de internamento".
Porém, há casos de mania unipolar, em que os doentes revelam episódios de mania de forma cíclica e exclusiva ao longo da sua vida.
Segundo a obra ‘Clinical Aspects of Mania’, entre 6 a 15 por cento das crianças e jovens sofrem de distúrbio bipolar, com episódio maníaco que pode durar até quatro anos, sobretudo nos adolescentes.
Embora ainda não sejam conhecidas as causas nem exista nenhum estudo que revele a incidência desta patologia na população portuguesa, os especialistas defendem que 80 por cento das crianças e jovens com mania têm um familiar com alguma perturbação. Contudo, outros factores podem ser determinantes para o seu desencadeamento, tais como a dificuldade de integração na escola, a incapacidade para gerir uma situação problemática ou até uma relação conflituosa.
Sendo esta uma patologia crónica grave, o diagnóstico precoce é fundamental. "Devemos estar em alerta quando ocorre uma mudança completa entre aquilo que o jovem era e aquilo que é. Se se isola, se não quer falar com ninguém. Outro sinal de alerta é se essas alterações se mantém no tempo."
Ana Isabel Bastos, psicóloga da Associação de Apoio a Doentes Depressivos e Bipolares, explica que a intervenção da ADEB centra-se na área da psicoeducação e reabilitação psicossocial. “As pessoas precisam de ganhar conciência do que é o seu problema. A psicoeducação é muito importante para os doentes, assim como para os familiares”, explicou. A responsable adiantou que a melhor forma de explicar a uma criança que sofre de bipolaridade é “descer ao nível dela, explicar-lhe com situações que já viveu, até porque ela não percebe porque gosta da escola e dos amigos e momentos depois estão a brigar com eles”.
PORMENORES
DORMEM POUCO
Os doentes podem dormir apenas duas ou três horas para se sentirem bem. Quando despertam, envolvem-se em várias tarefas, embora troquem de actividade com muita facilidade, sem terminarem a última.
PENSAMENTO RÁPIDA
A aceleração do pensamento é outro dos sintomas da mania. As ideias oscilam facilmente, o que faz com que o discurso nem sempre seja perceptível.
POPULAÇÃO AFECTADA
A doença bipolar afectacerca de dois por cento da população e é uma das causas mais importantes de incapacidade, morbilidade e suicídio.

Sem comentários: