quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Gripe Sazonal: Doentes crónicos vacinados


Após duas semanas de a vacina contra a gripe sazonal estar à venda, 21 por cento (um quinto) dos doentes crónicos e 16 por cento das pessoas com profissões de risco já estão vacinados contra a gripe sazonal, revela um estudo divulgado esta quarta-feira.
Especialistas da Sociedade Portuguesa de Pneumologia e da Associação Portuguesa de Médicos de Saúde Pública, com o apoio de um laboratório farmacêutico, apresentaram os resultados do vacinómetro, projecto que irá monitorizar a taxa de cobertura da vacina contra a gripe sazonal, durante a época 2009/2010.
O estudo dá a informação sobre a percentagem de indivíduos - pertencentes aos grupos alvo prioritários - que foi vacinada contra a gripe sazonal desde o início da época de vacinação (15 de Setembro).
Desde esse dia, já foram vacinados 30,5 por cento dos indivíduos com mais de 65 anos, 21 por cento dos doentes crónicos e 16 por cento de profissionais de saúde.
Outro estudo, elaborado com base na opinião dos inquiridos, revela alguns mitos relacionados com a vacinação da gripe sazonal. Algumas das ideias erradas, manifestadas por um quinto dos inquiridos, indica que a gripe não é contagiosa, um terço dos indivíduos acredita que a maior parte dos casos de gripe é contraída nos hospitais e muitas pessoas crêem que a imunização das vacinas prolonga-se para toda a vida.

Sem comentários: