sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Hospitais: tutela lembra redução no prazo de pagamento


O Ministério da Saúde sublinhou hoje a «redução significativa» no tempo que os hospitais demoram a pagar aos fornecedores, vincando que ela foi «significativa em 52 hospitais» do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Numa nota enviada à Lusa, comentando os dados publicados esta manhã sobre a subida de 20 por cento, entre Janeiro e Julho, do montante das dívidas dos hospitais, para 520 milhões de euros, o Executivo salientou que «a informação disponível relativamente ao primeiro semestre confirma uma redução geral dos prazos de pagamento dos hospitais do SNS a todos os seus fornecedores».
Nos doze meses anteriores a Agosto, de acordo com o Estudo Mensal das Dívidas Hospitalares, os hospitais reduziram o prazo de pagamento, em média, de 378 para 203 dias, mais do dobro do prazo estipulado como recomendável pelo Executivo (90 dias)."Comparando a informação relativa ao final de Março - publicada no site da ACSS e das Finanças - com a do final de Junho - que será publicada na próxima semana - regista-se um aumento dos prazos de pagamento em 20 instituições e uma redução significativa em 52 hospitais". LUSA

Sem comentários: