sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Ministério admite pedir a médicos e enfermeiros para abdicarem das férias até Dezembro


O Ministério da Saúde admite vir a pedir a médicos e enfermeiros para abdicarem das férias até Dezembro para que estejam assim todos disponíveis quando a epidemia de gripe A atingir o seu ponto máximo.
O Ministério está a ouvir os parceiros, mas o Sindicato dos Enfermeiros avisa desde já que não aceita essa proposta.
Guadalupe Simões do SEP, entende que o Governo tem outras alternativas que passam nomeadamente pela contratação de mais profissionais.
Contactado pela TSF, o Ministério da Saúde diz que está estudar formas de compensar este esforço extra que vai ser pedido a médicos e enfermeiros. Uma das hipóteses que está a ser estudada é que as férias destes profissionais sejam gozadas só a partir de Maio do próximo ano.
Entretanto, o bastonário da Ordem dos Médicos considerou que esta posição do Ministério revela sensatez e fez saber que os médicos não deixarão de aceder ao pedido da tutela, porque aquilo que os move são «os seus deveres éticos para com a sociedade».
Pedro Nunes acrescentou que «o ministério não deixará de discutir com as estruturas próprias», nomeadamente sindicatos, sobre «como é que essas férias serão compensadas».

Sem comentários: