terça-feira, 6 de outubro de 2009

Medicina molecular dá Nobel


Três cientistas foram ontem galardoados com o Prémio Nobel da Medicina, resultado de investigações sobre a protecção dos cromossomas. O anúncio foi feito em Estocolmo, na sede da Academia Real Sueca das Ciências, que hoje divulga o vencedor do prémio Nobel da Física.
Os trabalhos da australiana Elizabeth H. Blackburn, da norte--americana Carol W. Greider e do inglês Jack W. Szostak, explicou a Academia, "abrem o caminho para a cura de diversas doenças causadas por degenerações genéticas como certo tipo de anemias, o cancro da pele ou do pulmão".
Hans Jörnvall, do Comité Nobel para a Medicina, foi quem revelou o nome dos três vencedores: "Este ano, o prémio Nobel da Medicina foi atribuído aos três cientistas que descobriram a solução para um grande problema da biologia: como os cromossomas podem ser inteiramente copiados durante a divisão celular e como eles se protegem contra a degradação".
A solução, esclareceu o comité, "estava nas terminações dos cromossomas, os telomeros, e na enzima que os forma, a telomerase". Esta enzima poderá ser a chave para a eterna juventude, porque está implicada no envelhecimento celular.
Cláudio Sunkel, director do Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto, referiu que o trabalho dos premiados "tem a ver com uma parte específica do processo através do qual as células duplicam o material genético". "Descobriram como as portas do cromossoma se protegem e se mantêm constantes ao longo do tempo".
Alexandre Quintanilha, um dos mais reputados investigadores portugueses, conhece Elizabeth Blackburn há mais de vinte anos, tendo colaborado com a cientista em trabalhos do Comité de Investigação do Departamento do Genoma Humano. "A Elizabeth Blackburn é uma investigadora da máxima qualidade e penso que já devia ter recebido o prémio há bastante tempo", disse.
PORMENORES
ELIZABETH BACKBURN
Nasceu na Austrália em 1948 e actualmente é professora de Biologia e Fisiologia na Universidade da Califórnia, São Francisco, nos EUA.
CAROL W. GREIDER
Natural de San Diego, na Califórnia, em 1961, é professora no departamento de Biologia molecular e Genética na Escola de Medicina Johns Hopkins (EUA).
JACK W. SZOSTAK
Nasceu em Londres em 1952 e está na Escola de Medicina de Harvard desde 1979. É professor no Massachusetts General Hospital e no Howard Hughes Medical Institute.
MAIS CINCO NOBEL
Até segunda-feira serão conhecidos os vencedores de mais cinco categorias do prémio Nobel. Hoje será o de Física, seguindo-se Química, Literatura, Paz e Economia.
EGAS MONIZ FAZ 60 ANOS
Em 1949, o português António Egas Moniz foi galardoado com o Nobel da Medicina.

Sem comentários: