terça-feira, 20 de outubro de 2009

Psoríase: Doentes querem reconhecimento como doença crónica


A esmagadora maioria dos doentes com psoríase gasta em média 200 euros por mês em tratamento, um valor incomportável para muitas famílias, que acabam por ter de optar entre medicamentos e alimentação, alerta a PsoPortugal - Associação Portuguesa de Psoríase.
A associação luta por isso pelo reconhecimento da psoríase como doença crónica para que os medicamentos possam ser mais facilmente adquiridos pelos doentes. A mais recente medida foi a entrega de uma petição na Assembleia da República com mais de 11 500 assinaturas, aproveitando o arranque da nova legislatura e as vésperas do Dia Mundial da Psoríase, que se assinala a 29 de Outubro.
«O essencial do problema é que a psoríase é uma doença crónica para nós [doentes] e para os médicos, que a tratam como tal, mas não é vista como uma doença crónica pelo Serviço Nacional de Saúde», disse hoje à agência Lusa o presidente da PsoPortugal, João Cunha."Isso faz com que muitos doentes estejam impedidos de realizar os tratamentos porque nem sequer conseguem adquirir os medicamentos", afirmou.
De acordo com a mesma fonte, um inquérito realizado junto dos associados da PsoPortugal revelou que a "esmagadora maioria das pessoas" tem uma despesa que ronda os 200 euros por mês. LUSA

Sem comentários: