sábado, 21 de novembro de 2009

Ministra: cerca de 50 mil pessoas vacinadas contra vírus H1N1


Ministra: cerca de 50 mil pessoas vacinadas contra vírus H1N1Cerca de 50 mil pessoas já foram vacinadas contra a gripe A nos centros de Saúde, o que «significa que já houve uma maior adesão à vacina, o que é bem-vindo», afirmou esta sexta-feira a ministra da Saúde, Ana Jorge.
À margem da comemoração do milésimo transplante hepático no Hospital Curry Cabral, a responsável referiu que “felizmente tem havido uma adesão às vacinas”.
Na próxima semana, a responsável prometeu apresentar dados mais pormenorizados sobre o número de pessoas vacinadas e sobre grupos de risco.
“O número esperado de [vacinados] podia ser maior dado que o número de vacinas que já existe é maior. Mas nas primeiras semanas a adesão às vacinas não foi muito grande”, afirmou.
A campanha de vacinação contra a gripe A H1N1 começou a 26 de Outubro para grávidas do segundo e terceiro trimestre com patologia associada, profissionais de saúde considerados imprescindíveis e profissionais de outros sectores essenciais para o funcionamento da sociedade. Na passada segunda-feira, todos os doentes crónicos e as crianças com mais de seis meses e até aos dois anos passaram a poder ser vacinadas.

"Nas últimas duas semanas, tem havido uma maior adesão e os números têm vindo a subir e os serviços têm vindo a ser capazes de responder, o que é muito bom”, afirmou.
Ana Jorge referiu ainda não ter havido qualquer indicação para parar com a vacinação das grávidas. A ministra acrescentou que médicos, obstetras e estudiosos da questão têm sido “precisos” nas indicações, dizendo não haver qualquer razão para evitar a vacina e que o risco que uma grávida corre “não sendo vacinada e tendo a gripe", é “muito superior”.
Em Portugal, foram noticiados três casos de morte fetal após vacinação das grávidas contra a gripe A, negando as autoridades de Saúde que haja uma relação, embora as situações estejam a ser analisadas. Lusa

Sem comentários: