quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Ordem dos Médicos critica criação de novos cursos


O ministro do Ensino Superior, Mariano Gago, garantiu ontem que irão ser criados mais cursos de Medicina no País durante a cerimónia do novo curso de Medicina na Universidade de Aveiro.
O governante refutou a ideia de que haja desemprego na classe médica, respondendo às críticas do bastonário da Ordem dos Médicos, Pedro Nunes, que considerou que Portugal terá mais médicos no desemprego dentro de quatro ou cinco anos.
Na cerimónia, em Aveiro, o primeiro-ministro, José Sócrates, considerou que a criação do curso, que arranca em 2011 com 40 alunos e que se destina a licenciados, é mais um passo para corrigir o "erro histórico" que constituiu o desinvestimento na formação de médicos. "O País tem hoje falta de médicos e muitos médicos vão reformar-se", alertou.

1 comentário:

João António disse...

Pode haver alguma falta de médicos mas, sobretudo, eles estão bastante mal distribuídos pelo país.
A falta mais grave é, no entanto, de enfermeiros, especialmente de enfermeiros especialistas.
Onde estão os enfermeiros especialistas em cuidados paliativos, em oncologia, em diabetologia, em ortotraumatologia e em nefrologia, por exemplo?
São essas carências em cuidados de enfermagem especializados que tornam realmente ineficiente e ineficaz o nosso Sistema Nacional de Saúde.
Os Cursos de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem actualmente aprovados são escandalosamente insuficientes. E, mais grave ainda, essas insuficiências não são identificadas e denunciadas. Antes pelo contrário, elas parecem estar a ser escondidas.