sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Enfermeiros/greve: Tutela estima adesão em 82,73%


O Ministério da Saúde estimou hoje em 82,73 por cento a adesão dos enfermeiros à greve, num ponto da situação elaborado cerca das 12:20, ainda sem contabilizar o turno da tarde, segundo informação divulgada pelos seus serviços na Internet.
Os enfermeiros, que cumprem hoje o segundo de três dias de greve, estão dispostos a fazer novas paralisações se não tiverem respostas satisfatórias, mas o sindicato aguarda primeiro uma nova ronda negocial com o Governo.
«O Ministério da Saúde já deu sinais de que irá agendar a seguir à greve reuniões de negociação. Esperamos e desejamos que as negociações decorram e cheguem a bom porto, que se faça um bom acordo», afirmou hoje o presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), José Carlos Martins.
O SEP espera que os ministérios da Saúde e das Finanças respondam aos anseios dos enfermeiros, que protestam, como dizem, contra a proposta de ingresso na carreira a receber 995 euros, um valor abaixo dos actuais 1020 euros e dos 1200 da administração pública, e a aplicação de quotas que limitam o acesso de apenas 10% destes profissionais ao topo da carreira.

Já hoje o ministério da Saúde esclareceu que a proposta de ingresso na carreira que está em discussão com os enfermeiros é no sentido de manter o valor actual dos 1020 euros.
A greve de três dias, que teve início quarta-feira, está a paralisar dezenas de hospitais e algumas maternidades, segundo José Carlos Martins.
"Todos os hospitais tiveram uma adesão de entre 85 e 100%, sendo que metade desse número teve uma adesão total", assegurou hoje de manhã, referindo-se ao turno que abrange o período entre as 00h00 e as 8h00. Lusa

Sem comentários: