domingo, 4 de abril de 2010

Coimbra cria espaço autónomo para saúde mental


Os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) vão reorganizar os seus serviços de saúde mental, instalando todas as valências num edifício autónomo, na ala de Celas, e dotando-os de um plano funcional adequado às exigências actuais.
O presidente do conselho de administração dos HUC, Fernando Regateiro, explicou que se trata de «juntar o que está separado» e homenagear Elysio de Moura, com o regresso da área de saúde mental ao edifício com o nome dessa figura da medicina psiquiátrica portuguesa. Uma forma de homenagear o antigo professor universitário é recuperar aquele edifício, o mais emblemático da ala de Celas dos HUC, e actualmente ocupado pela ortopedia, fazendo «retornar a finalidade para que foi criado, que é a saúde mental, o serviço de psiquiatria».
«Naquele espaço, seguramente que o serviço de psiquiatria ficará melhor instalado, dado que permite juntar o que hoje está separado. Hoje, temos metade dos doentes em Celas, num pequeno edifício velho e desconfortável, que não corresponde à qualidade que nós exigimos e desejamos, e outra metade está no bloco central», disse também o responsável. Para Fernando Regateiro, a actual situação «é má, porque separa as equipas» e a sua articulação «precisa de ser concentrada, reforçada, para dar mais qualidade e desenvolvimento».
A separação das equipas médicas e de enfermagem «obriga, de facto, a alguma redundância, mas obriga sobretudo à falta de entrosamento, à falta de proximidade», e não possibilita «um crescimento conjunto da equipa da psiquiatria mulheres e da equipa da psiquiatria homens», acrescentou. «A nossa ideia é concentrar a resposta num espaço muito aprazível. Não se pense que vamos separar os doentes psiquiátricos dos outros doentes. O edifício fica ao lado do dos doentes de cirurgia plástica e de queimados e da maxilo-facial, e do dos doentes paliativos», afirmou ainda Fernando Regateiro.
No entendimento do presidente dos HUC, o que se pretende «é dar uma resposta mais condigna e com um programa funcional adequado às exigências das respostas em saúde mental dos dias de hoje». Este serviço vai articular-se com a saúde mental comunitária, com a unidade a criar para os concelhos de Mira e de Cantanhede, no âmbito do Plano Nacional de Saúde Mental 2007-2016.
Os HUC têm em curso uma profunda reorganização funcional e de espaços, e, quando forem transferidos os doentes de ortopedia para o bloco central, o Pavilhão Elysio de Moura entrará em obras para acolher a saúde mental, os serviços de homens e mulheres, bem como as consultas externas. Lusa

Sem comentários: