quinta-feira, 1 de abril de 2010

Enfermeiros: MS diz que protesto anterior teve mais problemas

O Ministério da Saúde (MS) reconheceu, já esta quinta-feira, o impacto da greve dos enfermeiros que terminou esta manhã, às 08:00, embora assegurando que, na anterior paralisação, as consequências foram maiores.
Embora não dispondo ainda de dados globais sobre a participação na greve, o secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, garantiu, em declarações à TSF, que «a greve teve impacto nos serviços, mas a generalidade os serviços foram muito menos afectados do que na greve anterior. Não temos nenhuma dúvida».

Já o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, garantiu, por intermédio da sua presidente, Guadalupe Simões, que «a adesão foi de 91,5 por cento, o que significa que, no total dos oito turnos, a adesão à greve dos enfermeiros registou 90 por cento. Ou seja, os enfermeiros mantiveram durante estes oito turnos uma linha muito uniforme em termos de adesão à greve, demonstrando assim que estão descontentes com as propostas que têm estado a ser feitas pelo Ministério da Saúde e que estão disponíveis para continuar a lutar».

Recorde-se que o protesto, que teve início na segunda feira e terminou esta manhã de quinta-feira, teve como motivo actualizações salariais e a valorização da carreira dos profissionais de enfermagem.

Sem comentários: