segunda-feira, 26 de abril de 2010

Governo quer médicos mais horas nas urgências


O Governo quer acabar com os tarefeiros nas urgências e admite aumentar o número de horas de trabalho dos médicos das actuais 35 para as 40 semanais, destinando-se estas cinco horas extra a fazer urgências, além das habituais 12, noticia hoje o Diário de Notícias.
Segundo o DN apurou junto de fonte do Ministério da Saúde e dos sindicatos, a medida está a ser estudada pela ministra Ana Jorge, que visa aplicá-la a futuros contratados do Serviço Nacional de Saúde e com isso contrariar a falta de recursos humanos nas urgências que obrigam a recorrer a tarefeiros, isto é, médicos de empresas.


Além de serem caros ao Estado (nos primeiros nove meses do ano passado custaram 34 milhões de euros), o Ministério da Saúde considera que não asseguram a qualidade necessária dos serviços.

Além do aumento de horas, o Governo tem outra opção em cima da mesa: a criação de equipas só para as urgências, sejam elas fixas ou profissionalizadas.

No entanto, antes de tomar uma decisão, os sindicatos exigem que se negoceie a tabela salarial, que dizem estar atrasada.

Sem comentários: