terça-feira, 15 de junho de 2010

Enfermeiros em início de carreira vão passar a ganhar 1.200€


A ministra da Saúde disse hoje, em Alenquer, que os enfermeiros em início de carreira vão passar a receber por mês 1200 euros em vez de 1020, na sequência do "acordo" que é assinado hoje com os sindicatos.
“Os enfermeiros estão a receber 1020 euros por mês e passam a partir da entrada em vigor deste acordo a receber de uma forma faseada 1200 euros, o que corresponde a um aumento de 180 euros”, afirmou.
Ana Jorge explicou que outro dos aspectos negociados com os sindicatos passa por admitir os enfermeiros como técnicos superiores da Administração Pública.
A ministra adiantou ainda que aceitou a proposta dos sindicatos relativa à percentagem de profissionais que vão passar da categoria de enfermeiros para a categoria de enfermeiro principal.
Ana Jorge disse também que “não faz sentido” a greve da classe agendada para sexta-feira.
Contudo, “percebemos que o ministério não conseguiu satisfazer tudo o que os sindicatos queriam, logo têm direito à sua manifestação”, acrescentou.
A governante disse que é sua intenção continuar a dialogar com os sindicatos em questões como o acordo colectivo de trabalho ou a avaliação de desempenho.

A ministra, que falava à margem da inauguração das novas instalações do Centro de Saúde de Alenquer, disse que esta tarde é assinado um "acordo" com os sindicatos dos enfermeiros, depois da ronda negocial cuja última reunião se realizou na segunda feira.
O coordenador do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), José Carlos Martins, contactado pela agência Lusa, desmentiu qualquer "acordo" com a tutela e informou que será assinada apenas esta tarde "a ata da reunião de encerramento do processo negocial".
O sindicalista notou, porém, "uma evolução de posições do Ministério da Saúde" após a reunião de segunda-feira que marcou o encerramento do processo.
Uma fonte oficial do Ministério da Saúde disse, entretanto, à Lusa que são assinados hoje à tarde "a acta de encerramento das negociações e o acordo de entendimento de alguns princípios" que na ocasião vão ser divulgados.

Após a reunião de segunda-feira no Ministério da Saúde, o SEP decidiu suspender a greve que tinha convocado para hoje, quarta e quinta-feira.
O SEP mantém, porém, a greve marcada para sexta-feira, assim como a "manifestação nacional" já convocada para o mesmo dia, disse na segunda-feira José Carlos Martins. LUSA

1 comentário:

Anónimo disse...

Essa gaj aé uma mentirosa!!!