sábado, 19 de junho de 2010

Enfermeiros: Greve com adesão de 52,62% - Ministério da Saúde


A greve dos enfermeiros registou hoje de manhã uma adesão na ordem dos 52,62 por cento, indicam dados do Ministério da Saúde (MS).
Segundo o mapa de adesão à greve publicado no site da Secretaria Geral do MS, que faz um ponto da situação até ao meio dia, dos 13 810 enfermeiros escalados para o primeiro e segundo turno de hoje, fizeram greve 7267, totalizando uma adesão de 52,62 por cento.
O mapa do MS mostra também que não foi encerrada qualquer unidade de saúde devido à greve, que começou às 00:00 de hoje, promovida pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) para protestar contra «a imposição» do Ministério da Saúde (MS) em questões salariais. Num primeiro balanço, o SEP referiu que o primeiro turno da greve dos enfermeiros registou uma adesão na ordem dos 65 por cento e em “vários hospitais” a paralisação foi total.

“Tendo em conta os objectivos desta greve, que não se destina à obtenção de ganhos, mas para protestar face ao encerramento da posição negocial por parte do Ministério da Saúde, os números obtidos demonstram bem a revolta que os enfermeiros sentem e o aumento do descontentamento”, declarou a vice-coordenadora do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, Guadalupe Simões.
Além da greve, o SEP promove também hoje à tarde uma concentração junto ao Ministério da Saúde, em Lisboa, onde entregará uma moção "de total repúdio e veemente protesto" por causa da tabela de remunerações da classe.
Em causa está um diploma da tutela sobre remunerações, que prevê que os enfermeiros em início de carreira continuem a ganhar 1020 euros, passando depois a receber 1200, mas o SEP reclama 1500 euros alegando ser uma carreira especial. Lusa

Sem comentários: