quinta-feira, 24 de junho de 2010

Enfermeiros querem concurso no INEM até final da semana


O Sindicato dos Enfermeiros quer que o Ministério da Saúde faça sair até ao final da semana o concurso que permita a passagem aos quadros dos profissionais que trabalham no Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
«Mais uma vez, o Ministério da Saúde diz que está numa expectativa de resolver o problema e que tem intenções de fazer sair um concurso que permita a estabilidade dos enfermeiros no quadro do INEM», disse à Lusa a sindicalista Guadalupe Simões, após uma reunião com a tutela.
O Sindicato diz que há já muitas ambulâncias de suporte imediato de vida (SIV) que estão a ser asseguradas com recurso a horas extraordinárias, o que considera «inadmissível».
«Há variados horários de trabalho que saíram sem os turnos completos e muitos profissionais que saíram (do INEM) e regressaram aos seus locais de origem», explicou Guadalupe Simões.
De acordo com a sindicalista, o Ministério da Saúde pretende ter o concurso pronto a sair até ao final desta semana.
«Se isso acontecer significa que o Ministério da Saúde finalmente assume a vontade que tem vindo a manifestar de estabilizar os enfermeiros», refere.

Caso contrário, o sindicato irá desenvolver «iniciativas de denúncia pública», nomeadamente junto das autarquias, para afirmar que a inexistência de enfermeiros nesta área dos cuidados de saúde se deve ao Ministério.
Na reunião foram ainda discutidos temas relacionados com a enfermagem nos cuidados primários de saúde (centros de saúde e Unidades de Saúde Familiar, USF).
A «grande preocupação» transmitida pelo sindicato foi a do «aumento do número de profissionais subcontratados e a possibilidade da não renovação de contratos».
«Isso poderá levar ao encerramento de alguns serviços», concluiu Guadalupe Simões. Lusa

Sem comentários: