quarta-feira, 16 de junho de 2010

José Manuel Silva é candidato a bastonário da OM


O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, que hoje apresenta a candidatura a bastonário na Aula Magna da Faculdade de Medicina de Lisboa, no Hospital de Santa Maria, pretende "democratizar" a Ordem.
"Candidato-me porque pretendo democratizar a Ordem dos Médicos. Não é tolerável que os poderes executivo, fiscal e disciplinar estejam concentrados na mesma pessoa", declarou à agência Lusa, explicando que essa democratização passa pela "revisão e modernização dos seus estatutos, que datam de 1977 e já não são consentâneos com a realidade atual".

José Manuel Silva - cuja candidatura tem por lema “Defender os médicos, os doentes e a saúde" - considera também premente promover um conselho nacional de avaliação da qualidade, "para defesa da qualidade da medicina e da saúde em Portugal".

Dos objetivos da sua candidatura faz ainda parte a criação de um livro branco sobre a aferição do trabalho dos médicos, "na medida em que é uma das matérias mais delicadas na avaliação do desempenho profissional".

"Pretendo também que o bastonário da Ordem dos Médicos se assuma como um verdadeiro provedor dos doentes, porque os objetivos dos médicos e dos doentes são absolutamente sobreponíveis", garantiu à Lusa.

"Assumo ainda promover o diálogo e a união dos médicos, como já demonstrei no passado, reunindo à mesma mesa os sindicatos, as organizações profissionais e as escolas médicas", acrescentou José Manuel Silva.

O atual responsável da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos considerou igualmente fundamental "profissionalizar a Ordem dos Médicos, para melhorar o seu funcionamento interno, a sua capacidade de resposta e a sua intervenção a nível político".

Na apresentação da candidatura, prevista para as 11:00, intervirão também o professor Linhares Furtado, mandatário nacional, José Fernandes e Fernandes, diretor da Faculdade de Medicina de Lisboa e mandatário para o Sul, e a médica Inês Rosendo, presidente do Conselho Nacional do Médico Interno e mandatária para a Juventude.

Além de José Manuel Silva, é também candidata ao cargo a atual presidente da Secção Regional do Sul da Ordem dos Médicos, Isabel Caixeiro. LUSA

Sem comentários: