sexta-feira, 20 de maio de 2011

Enfermeiros reconhecem elevado consumo de consultas médicas

A bastonária dos enfermeiros admitiu hoje que há, em algumas situações, um consumo elevado de consultas médicas, considerando que as competências dos enfermeiros estão mal aproveitadas.
"Há por vezes um consumo elevado de consultas médicas, não quer dizer que todos os cidadãos o tenham. Mas é possível ter outras alternativas que garantam, com segurança, os cuidados necessários aos cidadãos, que passam pela garantia da vigilância da saúde para, por exemplo, pessoas hipertensas", afirmou à agência Lusa a responsável da Ordem dos Enfermeiros, Maria Augusta Sousa.

A bastonária reagia às declarações da ministra da Saúde que declarou na quinta-feira que os portugueses recorrem a "demasiadas consultas médicas", o que agrava o "consumismo em saúde".

Para os enfermeiros, a alternativa passa por aproveitar melhor a competência de todos os profissionais de saúde e não encarar os cuidados de saúde apenas como os cuidados médicos.

"É possível, por exemplo, os enfermeiros fazerem uma avaliação sem haver obrigatoriamente uma consulta médica todos os meses", refere a bastonária.

Para a representante dos enfermeiros, há em Portugal "uma cultura instalada" de que o acompanhamento da saúde só existe se houver uma consulta médica.

"Temos de aproveitar as competências instaladas dos vários profissionais de saúde", comenta.

Aliás, os enfermeiros querem que o próximo Governo coloque alguns destes profissionais a assumir funções que hoje são dos médicos, alegando que as suas competências estão mal aproveitadas e que é uma forma de garantir mais cuidados com menos custos.

O acompanhamento de doentes crónicos ou a requisição de sacos para fezes em pessoas com colostomia são alguns dos exemplos de tarefas que podem passar para a responsabilidade do enfermeiro.

A própria Organização Mundial de Saúde (OMS) defende que alargar "o espectro profissional" para os enfermeiros pode ser uma forma eficiente de melhorar o acesso dos utentes.

1 comentário:

Rafael disse...

Olá!
A PUC-Campinas está com inscrições abertas até 26 de julho para o curso de Especialização em Gestão em Enfermagem. O curso tem duração de dois semestres e as aulas são as sextas e sábados.
Acesse ao site para mais informações:
http://www.puc-campinas.edu.br/pos/lato/curso.aspx?id=36
Se você está pensando em mudar de instituição de ensino, veja quais os procedimentos para se transferir:
http://www.puc-campinas.edu.br/servicos/transferencias.asp