quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Candidatos a Bastonário da Ordem dos Enfermeiros

Após avaliação de 4 programas e pessoas que formam as respectivas listas A, C, D e E decidimos dar o nosso apoio à lista que gerou maior consenso a Lista E.

Dos 4 programas avaliados apenas 3 têm uma fundamentação realista e profunda, com objectivos específicos e direccionados para a problemática que a enfermagem neste momento atravessa.

A Lista A apresenta-se como uma lista completa por concorrer a todos os cargos, com um programa abrangente, cauteloso mas com algumas ideias a implementar. O ponto menos positivo é o facto de ter (bastantes) pessoas que exercem funções na actual ordem. É um contra-senso que muitos de nós não percebemos. Acreditamos que existem pessoas (em actuais funções) com muito valor na OE mas fazerem publicidade que sao a alternativa ao que existe descredibiliza esta Lista. Conclusão: Tinha grande potencial mas as pessoas escolhidas para a lista não reuniram uma opinião favorável.
Lista C apresenta-se como a lista da continuidade da actual OE. Acreditamos que existem muitas pessoas que votarão na continuidade tal como o fizeram à 4 anos. Mas pensamos que a maioria vai querer uma enfermagem diferente, é por isso importante o incentivo ao voto. Conclusão: Lista da continuidade, ou seja muita ética e uma enfermagem psico humana.
Lista D apresenta-se como a lista dos chefes e dos directores. Muitas pessoas em cargos de gestão com um programa distante de quem trabalha no dia-a-dia. A discussão sobre esta lista foi rápida sem muito a dizer. Conclusão: Lista liderada pelo chief nurse officer... mais uma lista com muito títulos.
Lista E apresenta-se com um líder carismático, irreverente, crítico da actual OE, com um programa de ruptura e demasiado ousado em tempo de crise. As pessoas da lista não estão na actual OE, equipa jovem. Ponto menos positivo: o bastonário pouco conhecido no sul, equipa jovem (inexperiência),candidato a bastonário com uma personalidade forte. Conclusão: Candidato que sempre lutou contra a actual OE pois concorreu à 4 anos e atendendo ao momento que a enfermagem portuguesa está a passar acaba por ser a lista com maior garra e com maior irreverência para combater a estagnação existente.

LISTA E "Dignificar - Inovar - Fortalecer a Enfermagem" acabou por ser a opção que reuniu maior consenso ficando a Lista A em 2º.

3 comentários:

Anónimo disse...

A tabela comparativa entre as várias candidaturas à OE é reveladora da sede de poder por parte do Germano. Mostra-nos de que “massa” é feita o candidato, e também, o carácter dos seus apoiantes. Percebe-se ainda, a figura ridícula do Dr. Enf. (Belmiro) e do Mauro, ao colocarem essa tabela nos seus blogues. Só faltava apontarem uma arma à cabeça dos enfermeiros e dizer “vota na lista A”.

Olhando para as “cruzinhas”, a Ana Rita até nem tem um mau resultado. Portanto, agora que a sua candidatura foi chumbada, o Germano até a coloca em 2º lugar no ranking!
O Azevedo e o Sérgio surgem empatados. E o Manuel em último. Revelará isso medo da continuidade? Estará o Germano com receio do Manuel?

Não substimem os adversários.
A vossa derrota vai ser monumental!

Anónimo disse...

Muito fraquinho, Mauro Germano...

Diz que se eu me identificar, me responde mais a sério? Então esteve a brincar? Não seja primitivo! Esteve 5 deias a ensaiar essa (pobre) resposta? Adorei a parte do “amuar” :)

Você bem podia ter a alcunha de “o deturpador”. Pouco me importa quando é que se começou a falar em “Terceira Via”. Aquilo que lhe digo é que sendo uma corrente que procura o equilíbrio entre Direita e Esquerda, traça caminhos interessantes. Estivessemos nós como a Inglaterrra. Você prefere ir pela Direita? Tudo bem. Siga em frente! :)

Se bem percebi, diz que os enfermeiros chefes e directores não estão no mesmo patamar que outros. Ai que o Germano vai ter um ataque... :)

Quanto à Cristina Mesquita, acredite que já lho disse pessoalmente, e várias vezes. Talvez ela não tenha prestado a devida atenção. E das duas uma: ou é burra e não percebe a mensagem, ou então está mesmo empenhada em subir (na horizontal?!) na Enfermagem. :)

Gostei de ver o reconhecimento de que os seus argumetnos são fracos. Eu não lhe tinha dito? Quanto à Filosofia em que se baseia o SNS, não adianta estarmos a discutir mais. Você é teimoso! O que explica o “cargo” que tem na lista da Enfermagem Primeiro! :)

Ouviu da minha boca dizer que o SNS é gratuito? Não vá em cantigas, homem. Nós pagámo-lo, e de que maneira. :)

Quanto aos políticos irresponsáveis: eu não votei no Sócrates, por exemplo. Se você o fez, o irresponsável é você. Em que raio de Democracia vive, pá? :)

Prevenção. Deixe estar. Eu compreendo. Faltam-lhe argumentos. É pena! :)

E nessa história dos ideais no local de trabalho, vá com calma. Há coisas que não é preciso que os seus colegas de trabalho saibam sobre si. :)

Anónimo disse...

Venho aqui algumas vezes,e encontrei a estrutura do blog diferente.Podia-se ler cinco ou seis postagens seguidas, sem ter que passar para as mais antigas.

Enfermeira Aposentada