quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Linha Saúde 24 com 37% de chamadas perdidas

O Ministério da Saúde aconselha às pessoas com gripe ligarem para o 808 24 24 24, em vez de se deslocarem às Urgências. Mas a Linha de Saúde 24 também está a ter dificuldades para dar resposta a todas as chamadas. No sábado, dos 4095 telefonemas recebidos, 1548 ficaram por atender, o que corresponde a 37% do total. Ontem, às 19h00 eram já 1056 chamadas perdidas (33% de um total de 3198).
O responsável da Direcção-Geral da Saúde pelo acompanhamento deste serviço, Sérgio Gomes, admite as dificuldades para dar resposta, mas garante que o problema já foi resolvido durante a tarde de ontem, com um reforço das equipas. Para as próximas semanas, quando se espera o pico da gripe, acredita que "não vai haver problema". O CM não conseguiu contactar a gestora do serviço.
No sábado, o dia foi de algum alívio nos hospitais, mas os números continuam altos para a época. Os 37 mil casos que entraram nas Urgências na sexta-feira baixaram para 30 mil no sábado (17 mil nos centros de saúde e 13 mil nos hospitais). O dia de hoje será uma nova prova de fogo. A segunda-feira é tradicionalmente de grande pressão nas Urgências, com médias a rondar os dez mil casos. E, como explica o coordenador da Direcção-Geral da Saúde, Mário Carreira, "com 12 mil casos já entramos em sobrecarga".
A ministra Ana Jorge já deu indicação para que, caso necessário, sejam canceladas cirurgias e consultas programadas para dar resposta à afluência excessiva. Mas esta medida não deverá ser aplicada, por exemplo, no Amadora--Sintra, um dos hospitais mais atingido pelo excesso de procura. O hospital explica que esta decisão tem como objectivo libertar camas para os doentes que entram nas Urgências e a unidade já tem pelo menos cinco reservadas. Além disso, as Urgências não têm capacidade física para mais do que os 12 médicos já alocados ao serviço.

Sem comentários: