quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Salário milionário no INEM

"Estão a roubar o INEM há muito tempo, têm salários milionários e os técnicos, que muitas vezes fazem os mesmo serviços, ganham muito menos." A acusação é de um dos técnicos de emergência médica do INEM, que falou ao CM sob anonimato, na sequência da polémica sobre os milhares de euros gastos em horas extras no INEM, que poderá vir a dispensar cerca de 60 enfermeiros que estão a recibos verdes.
Têm duplo emprego, trabalhando em vários hospitais ou centros de saúde e no INEM chegam a ganhar cerca de 400 euros por um turno ao domingo, segundo a tabela salarial de prestação de serviços para um enfermeiro especialista à qual o CM teve acesso.
A tabela prevê ainda que numa "semana-tipo" ganhem mais de 2200 euros. Trabalhando cinco dias úteis auferem 1447 euros. Apenas asseguram a comunicação de dados com as ambulâncias, já que o atendimento das chamadas de utentes é feita por operadores.
O CM sabe que os enfermeiros estarão a concertar posições contra a actual direcção do INEM, a que preside Abílio Gomes. "Quando souberam da possibilidade de serem dispensados fizeram uma reunião em Coimbra e andam a ameaçar a direcção com processos judiciais", disse outra fonte.
"Os salários milionários estão também na base do lóbi que a classe dos enfermeiros está a fazer contra a criação da carreira de paramédico", acusou outro técnico. Ao CM, fonte oficial do INEM desmentiu eventuais pressões sob a direcção e garantiu não estar prevista a dispensa de 60 enfermeiros. Maria Sousa, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, recusou comentar os salários dizendo ser um "absurdo" a substituição de enfermeiros na emergência médica por técnicos. Já Ricardo Rocha, do Sindicato de Técnicos de Ambulância de Emergência sublinhou apenas a importância da criação da carreira de paramédico no INEM.
PORMENORES
INEM NEGA DISPENSA
O INEM continua a negar que tenha deliberado a dispensa de 60 enfermeiros que trabalham sob o regime de prestação de serviços. A direcção rejeita também estar a ser alvo de pressões por parte desses profissionais, que desempenham funções nos quatro CODU.
DUPLO EMPREGO
No quadro do INEM existem cerca de 20 enfermeiros. Os restantes 60 trabalham em hospitais ou outras unidades. Tratam da transmissão de dados médicos às viaturas em serviço, após consulta do médico. Quando ocupados, são os operadores que assumem a função. Os protocolos são validados só por médicos.
MAL-ESTAR NO INEM
Fontes contactados pelo CM, falam num verdadeiro mal-estar entre os vários profissionais do INEM devido às diferenças salariais. Muitos falam mesmo num clima de "guerra".

Sem comentários: