domingo, 21 de dezembro de 2008

Médicos só poderão receber até 35€/hora

Os hospitais públicos portugueses só poderão pagar até 35 euros por hora de serviço prestado pelos médicos fornecidos por empresas privadas, uma prática cada vez mais frequente nos serviços de urgência por causa da falta de profissionais.
Os preços por hora de referência foram hoje divulgados pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACES), conforme tinha sido determinado num despacho do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde que visou regular a prestação de serviços por empresas privadas.
Os valores definidos são de 27,5 euros para médicos não especialistas e 35 euros para médicos especialistas, por hora de serviço prestado nas urgências hospitalares.
Trata-se de valores bastante inferiores aos praticados em algumas especialidades, conforme revelou a Agência Lusa em Setembro.
Alguns médicos de especialidades mais carenciadas, como a anestesiologia, recebiam por hora cerca de 100 euros. Os ginecologistas recebiam pouco menos.
A investigação da Lusa apurou que existiam médicos que chegavam a ganhar cerca de 2.500 euros por dia, mais do que recebiam por mês, se pertencessem aos quadros da unidade de saúde.

Sem comentários: