sábado, 27 de dezembro de 2008

Viaturas de socorro não saíram no Natal

Várias Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) estiveram inoperacionais na noite de Natal em vários pontos do País. As viaturas não foram accionadas por falta de tripulantes, especialmente de médicos. O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) garante que tudo tem funcionado dentro da normalidade.
Segundo apurou o CM, na noite de Natal as VMER estacionadas nos hospitais São João e Santo António, no Porto, e Pedro Hispano, em Matosinhos, estiveram inoperacionais por falta de médico. A VMER do Pedro Hispano também esteve inoperacional em alguns dias de Dezembro.
Paula Maia, do Sindicato dos Enfermeiros, tem conhecimento da situação. "É recorrente as VMER não serem accionadas pelos CODU [Centro de Orientação de Doentes Urgentes] porque não têm médicos." A responsável defende que, nesses casos, o "enfermeiro deveria avançar para o socorro porque tem a formação em suporte avançado de vida". No entanto, não é o que acontece.
Há uma semana, os meios de emergência pré-hospitalar foram melhorados com a entrega pela ministra da Saúde, Ana Jorge, de quarenta e sete ambulâncias de Posto de Emergência Médica a diversas corporações de bombeiros, meios esses que substituem ambulâncias antigas, algumas com mais de 20 anos.
Estas 47 ambulâncias fazem parte de um lote de 110 viaturas que serão entregues até finais de Março de 2009.
APONTAMENTOS
TRIPULAÇÃO
O INEM fornece ambulâncias e dá subsídios aos hospitais que detêm as VMER. A composição das tripulações deve ser assegurada pelos hospitais.
SUBSÍDIOS
O INEM atribui um subsídio de 300 mil euros no primeiro ano de funcionamento da VMER, 150 mil euros no segundo ano e 75 mil euros no terceiro ano.
OITO MILHÕES
As cento e dez ambulâncias Posto de Emergência Médica entregues aos bombeiros custam ao erário público mais de oito milhões de euros.

Sem comentários: