segunda-feira, 26 de janeiro de 2009



o Presidente do STAE frisou que a defesa da criação da Carreira dos Técnicos de Ambulância de Emergência quer-se que possa incluir também os bombeiros, que tenham formação e desempenhem idênticas funções, dado que actualmente estes são responsáveis por cerca de 65% doauxílio pré-hospitalar prestado.
De seguida explicitou que estes técnicos são os únicos que têm competências pré-hospitalares e o INEM é o único que detém ambulâncias profissionais com equipas compostas por estes técnicos. O facto de a carreira não existir origina carência de técnicos devidamente habilitados, pelo que o INEM recorreu à requisição de enfermeiros para suprir as necessidades, sendo que estes não têm as competências nem as habilitações necessárias para fazer parte de uma equipa de ambulância. In Relatório retirado do Site da Assembleia da República
No site da OE pode ler-se:A Ordem dos Enfermeiros (OE) solicitou hoje, 29 de Dezembro, a realização de uma audiência com carácter urgente ao Dr. Manuel Pizarro, Secretário de Estado da Saúde, devido à criação de uma nova profissão na área da emergência pré-hospitalar - a Técnico de Emergência Pré-Hospitalar.Em ofício igualmente dado a conhecer à Dr.ª Ana Jorge, Ministra da Saúde, e ao Dr. Abílio Gomes, Presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica, a OE refere o seu apoio ao reforço da formação e qualificação de todas as pessoas que lidam com os cidadãos em situações de doença, o que inclui as situações de transporte de doentes. Contudo, a proposta de criação de Técnico de Emergência Pré-Hospitalar de que a Ordem teve conhecimento «implica a intervenção em emergência pré-hospitalar», o que tem consequências para a segurança e qualidade dos cuidados prestados.Além disso, a OE considera que existe uma «efectiva invasão do campo de intervenção dos enfermeiros e das suas competências». Esta posição é justificada pelo Parecer 84 / 2008 do Conselho de Enfermagem, o qual foi remetido aos responsáveis máximos do Ministério. (fonte:Forum enfermagem)

1 comentário:

Anónimo disse...

vamos ver o que é que dá esta negociação. Haver uma carreira de socorristas é uma mais valia para uniformização dos conhecimentos mas substituir enfermeiros por estes tecnicos é absurdo.