quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Saúde gastou mais 258 milhões de euros


Apesar da intenção do Governo de reduzir as despesas do Estado, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) gastou mais 257,9 milhões de euros em 2008 comparativamente com 2007, uma subida de 3,2 por cento.
As receitas do SNS também aumentaram, mas essa subida não foi tão significativa, levando o Estado a arrecadar 188,8 milhões de euros. Ou seja, no espaço de um ano o SNS teve uma quebra no lucro de 69,1 milhões de euros: de 111,8 milhões passou para 42,7 milhões.
Estas contas, provisórias, foram divulgadas ontem pela Direcção--Geral do Orçamento (DGO) e revelam que a pressionar a despesa estiveram, sobretudo, os subcontratos. A comparticipação com os remédios vendidos nas farmácias aumentou 60,1 milhões de euros, enquanto a despesa com meios complementares de diagnóstico subiu 71,2 milhões de euros.
Nas contas do SNS pesaram ainda as despesas com outros serviços de saúde dos hospitais EPE (entidades públicas empresariais), um acréscimo de 2,6 por cento. Já as despesas com o pessoal aumentaram 0,7 por cento.
Segundo os dados da DGO, os maiores cortes orçamentais (uma quebra de 18,6 por cento) foram feitos na área dos investimentos, incluindo equipamentos técnico, tecnológico, informático, construção e obras de beneficiação e recuperação das unidades de saúde.
Fonte do Ministério da Saúde salienta ao Correio da Manhã que "o saldo é positivo porque os objectivos iniciais de manter as contas equilibradas foram alcançados". (correio da manhã)

Sem comentários: