quarta-feira, 15 de abril de 2009

Dívidas dos hospitais-empresa voltaram a aumentar no início do ano



Depois de terem sido reduzidas para metade no final de 2008, as dívidas dos hospitais-empresa voltaram a crescer, cerca de 30 milhões de euros, nos primeiros dois meses deste ano. O presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares justifica este aumento com a má gestão e o impacto dos aumentos salariais.
Em 2008, o Governo disponibilizou 900 milhões de euros para resolver sobretudo os atrasos nos pagamentos aos fornecedores e as dívidas foram reduzidas para metade.
Mas durante os meses de Janeiro e Fevereiro as dívidas voltaram a crescer, cerca de 30 milhões de euros.
Contas que o presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares, Pedro Lopes, não estranha e justifica com a má gestão e o impacto dos aumentos salariais.
«Os hospitais não estão a conseguir gerir de forma correcta e estão novamente a criar dívidas. Como sabemos este ano os ordenados estão a subir, portanto esse impacto vai ser muito forte ao nível do crescimento por outro lado tem a ver com a questão de alguma ineficiência no exercicio da gestão», sublinhou.
O crescimento das dívidas dos hospitais-empresa foi revelado pelo secretário de Estado da Saúde, Francisco Ramos, que em declarações ao jornal Diário Económico responsabiliza os hospitais por esta situação e lembra que as verbas do fundo de apoio aos pagamentos aos fornecedores continuam disponíveis. TSF

2 comentários:

Anónimo disse...

Ora bem.
Com as regalias dos senhores gestores, com frotas de carro de 45mil euros a todos os gestores, as dividas nao podem diminuir.
Vejamos á semelhanca de outros, o que se passa no C.H.T.M.A.D.
Essa é que é essa.

Anónimo disse...

assim nao há nenhuma casa governável... cada vez uns enchem mais os bolsos e quem desconta vê os seus impostos mal utilizados..