segunda-feira, 20 de abril de 2009

Hospital em risco de perder quatro milhões


Recebeu o Correio da Manhã o seguinte esclarecimento do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas:
"No passado dia 10 o Correio da Manhã refere o SAMS- Serviço de Assistência Médico-Social dos Bancários como o maior devedor dos subsistemas totalizando uma dívida de 797 mil euros.
Porque se entende que está em causa o bom-nome do SAMS do SBSI, importa esclarecer o seguinte:
Entre o SAMS e o Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas, do Norte e do Centro e o Ministério da Saúde/IGIF (actualmente ACSS), foi celebrado um protocolo em 2000 em que os SAMS, como contrapartida de assumirem as despesas de saúde dos seus beneficiários, inclusive junto dos hospitais públicos, passavam a receber do Estado uma compensação financeira por beneficiário, apurada semestralmente.
Este protocolo para o SAMS do SBSI cessou, por acordo, no final de 2008, sobretudo devido ao atraso dos pagamentos por parte da referida ACSS.
Neste momento, o SAMS do SBSI é devedor ao Hospital Curry Cabral da importância de 577 mil euros relativos ao ano de 2008 mas, por sua vez, é credor da ACSS, ao abrigo do referido protocolo, de uma importância superior a 30 milhões de euros, relativa ao mesmo período. É, pois, abusivo incluir o SAMS do SBSI numa notícia que se refere a clientes de cobrança duvidosa pois o recebimento, por parte do SAMS, das quantias que a ACSS lhe deve, determinará a liquidação das dívidas aos hospitais públicos, incluindo o Hospital Curry Cabral.

Sem comentários: