segunda-feira, 20 de abril de 2009

Medicamentos para infertilidade passam a custar menos de metade


A ministra da Saúde, Ana Jorge, esclarece, em declarações à TSF, que os medicamentos utilizados no tratamento da infertilidade vão passar a custar menos de metade do que acontece actualmente.
O Estado vai aumentar a comparticipação dos medicamentos utilizados no tratamento da infertilidade. A medida consta de um despacho da ministra da Saúde que começa a valer a partir de hoje.
«Os casais neste momento tinham que pagar cerca de 69 por cento, porque a comparticipação do Estado era de 31 por cento, agora a comparticipação do Estado passa a 69 por cento, portanto insere-se no escalão B e a redução fica em cerca de metade daquilo que é a parte paga pelos casais na aquisição deste medicamentos», explica.
No despacho implementa-se também um programa provisório, que deverá começar a funcionar no Verão, para os casais que não conseguem ter filhos e que estão há mais de um ano em lista de espera.
A ministra da saúde reconhece os atrasos do Governo, mas garante que está a trabalhar para recuperar o tempo perdido.
«É mais um passo na concretização do que tinha sido uma promessa do Governo, que se atrasou e assumimos, porque sabemos que para quem está à espera é um assunto sofrido», salienta Ana Jorge.
Estamos a tentar que se diminuam os tempos de espera, de modo a haver uma maior acessibilidade e uma facilitação em todo o país, aumentando a resposta e qualidade no sector público e privado», acrescenta.
A ministra da saúde inaugura, esta segunda-feira,o centro de procriação medicamente assistida da maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa.

Sem comentários: