sexta-feira, 1 de maio de 2009

Enfermeiros um impacto no outro


Eis um texto demonstrativo do poder que todos temos quando cuidados de pessoas doentes.







Uma enfermeira... um doente oncologico em fase terminal... uma palavra amiga é o suficiente para num momento de grande sofrimento, as pessoas se ligarem a nós e ficarem na nossa memória para todo o sempre.


Este texto espelha uma componente muito importante que cada um tem particularmente mas, que une toda a enfermagem, que é o humanismo. O componente cientifico é fundamental quando associado a um cariz humano e generoso. Só depois de conquistarmos a confiança da pessoa é que potenciado o efeito das nossas acções. Em oncologia os enfermeiros não são super-heróis, são seres super-humanos. Parabéns a todos os colegas que no dia-a-dia lutam pela dignificação do doente através de conhecimentos cientificos sólidos e de uma dedicação humanitária extrema.

2 comentários:

Anónimo disse...

É preciso ter atenção com a transição para a nova carreira. O governo quer transitar os enfermeiros para a nova carrera com a mesma remuneração. Não há valorização remuneratória pelo grau academico. É MORALMENTE INDIGNO E PENSO QUE ATÉ É ILEGAL (porque iria implicar que os enfermeiros que entrassem na profissão com a nova carreira iriam ganhar mais do que aqueles que já cá estão há muitos anos).
RIDICULO, IMORAL, ILEGAL.
Dia 7 é um assunto que irá ser debatido. é necessário estarmos todos atentos ao desenrolar das negociações e se preciso for: DIA 12 GREVE E EM FORÇA.

Anónimo disse...

A doença oncológica está envolta num conjunto de representações sociais, onde se incluem crenças, mitos e sentimentos, desenvolvidas pelo indivíduo na realidade social em que este está inserido.

“ O cancro é mais do que uma simples palavra a pronunciar ou escrever, é mais do que uma doença em crescente incidência na população humana (...) A própria palavra (cancro), está envolta numa carga emotiva em cada um de nós”.

É fundamental partir das representações sociais da doença oncológica que o doente, família e profissionais de saúde construíram, de modo a desmontá-las e assim adquirir um novo olhar sobre a doença oncológica.

Deste modo,considero que a dedicaçao e entrega que o colega relata nos enfermeiros que cuidam de pessoas com doença oncológica e família deve ser transversal a toda as areas do cuidar em enfermagem e não somente à doença oncológica associada sempre ao sofrimento e a morte, pois só assim é possivel desenvolver a excelencia em enfermagem. Para tal, é fundamental que os enfermeiros mobilizem os conhecimentos e desenvolvam competencias cientificas, tecnicase interpessoais, onde todos beneficiarao.

Cumprimentos, CN.