terça-feira, 26 de maio de 2009

Sindicato processa Hospital de Santa Maria


O Sindicato das Ciências e Tecnologias da Saúde (SCTS) interpôs um processo judicial contra o Centro Hospitalar Lisboa Norte por «tentativa de violação dos serviços mínimos» da greve dos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica agendada para esta semana.
À Lusa, o presidente do SCTS, Almerindo Rego, explicou que nos serviços do Hospital de Santa Maria os funcionários a contrato foram ameaçados de que não verão os seus vínculos renovados caso adiram à greve de quinta e sexta-feira para exigir a revisão de carreiras.
«Por escrito, em documentos que apresentámos ao tribunal, estava a ordem para se criar uma escala para assegurar os serviços mínimos, o que é ilegal», acusou o sindicalista.
Fonte do centro hospitalar referiu desconhecer a queixa interposta segunda-feira.
O sindicato estima que a adesão à greve venha a rondar os 80 a 100 por cento, acrescentou Almerindo Rego.
O mesmo responsável afirmou que a paralisação apenas será cancelada caso a ministra da Saúde «chame nas próximas horas o sindicato para fixar objectivos e apresentar um projecto de revisão de carreira».

«A ministra já falhou uma vez», argumentou o sindicalista, criticando os «dois pesos e duas medidas» de Ana Jorge, uma vez que o processo de revisão das carreiras dos médicos «está no final» e a dos enfermeiros «próximo do final». Lusa

Sem comentários: