sexta-feira, 26 de junho de 2009

Banco de células estaminais funcionará no Norte


A ministra da Saúde, Ana Jorge, anunciou esta sexta-feira no Parlamento que o banco de público de células estaminais vai estar a funcionar dentro das próximas semanas.
“O compromisso assumido de criar o banco público de células estaminais está concretizado. Assinámos já o despacho que determina a sua instalação no Centro de Histocompatibilidade do Norte, começando a funcionar nas próximas semanas”, afirmou Ana Jorge.
Segundo a ministra, o objectivo é apoiar a transplantação, “uma área na qual temos excelentes resultados. Portugal é hoje líder em transplantes hepáticos e tem níveis superiores à média europeia na transplantação por milhão de habitantes”.
Na colheita de órgãos, Portugal ocupa o segundo lugar na Europa, com um aumento de quase 50 por cento dos dadores por milhão de habitantes, entre 2005 e 2008.
Na interpelação do PCP ao Governo, Bernardino Machado acusou o “aumento da despesa dos utentes com medicamentos de 671 milhões para 766 milhões de euros entre 2005 e 2007”.
A ministra refutou as críticas alegando que “a política do medicamento é a marca social do Governo” e citou a redução no preço dos medicamentos e o aumento da comparticipação para os idosos, em especial dos genéricos, gratuitos para os mais carenciados. CM

Sem comentários: