quarta-feira, 24 de junho de 2009

Hospital da D.Estefânia com laboratório nutricional


O Hospital da Dona Estefânia, em Lisboa, vai ser pioneiro em Portugal na medição da composição corporal dos recém-nascidos. Foi hoje inaugurado o Laboratório Nutricional que apresenta um equipamento inovador que vai permitir “avaliar de forma muito precisa a composição corporal dos bebés, inclusivamente dos prematuros”, segundo o médico pediatra Gonçalo Ferreira, especialista em nutrição e responsável pela área de pediatria do Hospital.
O Laboratório foi financiado pela Fundação EDP, que investiu cerca de 100 mil euros. Para Sérgio Figueiredo, da EDP, o investimento “é uma acção de responsabilidade social que vai permitir servir melhor as crianças portuguesas”. Há vidas que vão ter uma certa qualidade que não tinham antes”, afirmou durante a assinatura do protocolo.
O Laboratório é composto por dois equipamentos: o BodPod, que vai permitir medir a massa corporal de crianças e adolescentes a partir dos 20 quilos e o PeaPod, um equipamento único em Portugal, que vai permitir avaliar a composição corporal dos recém-nascidos.
“Avaliar o estado nutricional do recém-nascido é muito importante porque as práticas alimentares precoces podem ter influência na composição corporal do adulto”, sublinhou Gonçalo Ferreira.
Os primeiros ensaios já começaram a ser feitos. De acordo com o especialista, as crianças aceitaram muito bem os exames. “São confortáveis para as crianças, de uma duração muito curta”, garantiu.
O Laboratório Nutricional, além de servir as crianças do Hospital da D.Estefânia, também estará aberto a crianças de outras unidades de saúde.
Através da medição da composição corporal na infância, os especialistas poderão definir os factores que contribuem para a obesidade, avaliar o estado nutricional das crianças que acompanham como também perceber a eficácia dos tratamentos que estão a ser feitos. CM

Sem comentários: