sexta-feira, 12 de junho de 2009

Portugal vende paracetamol em doses perigosas


Portugal vende paracetamol em doses perigosasO paracetamol, medicamento não sujeito a receita médica mais vendido em Portugal, está a ser vendido em doses consideradas perigosas e acima dos níveis recomendados este mês pela Food and Drug Administration (FDA), avança o jornal Público.
O paracetamol é a substância activa de vários medicamentos para baixar a febre e analgésicos para aliviar as dores que mais se vende no país, segundo o Infarmed. Só fora das farmácias representou, em 2008, 12,6%de todos os fármacos vendidos, explica o Público.
Hipólito de Aguiar, farmacêutico e professor universitário, explica em declarações ao jornal que a dose tóxica desta substância é «relativamente baixa», podendo o fígado entrar facilmente em falência.
Por isso, Hipólito de Aguiar concorda com o último relatório sobre este produto, onde a FDA recomenda que se reduza «imediatamente» a dose máxima permitida por cada comprimido (de 1000 miligramas para 650) e que o consumo máximo diário permitido passe a ser de 3250, em vez dos actuais 4000, para evitar situações de overdose.

O ex-bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Aranda da Silva, concorda com as recomendações da FDA e lembra que «a questão da toxicidade do paracetamol é conhecida» e levou mesmo a que «o Reino Unido, há cerca de 15 anos, reduzisse o tamanho das embalagens para diminuir o risco de falência hepática», explica ainda o Público.
Por outro lado, a FDA pretende que as embalagens sejam mais pequenas e que tenham alertas mais visíveis para os efeitos secundários e para os casos em que se recomenda o uso da substância. LUSA

Sem comentários: