segunda-feira, 15 de junho de 2009

Urgências de Lisboa reforçadas no Verão


O período de férias e o consequente esvaziamento de recursos humanos obrigam a um plano que implica a deslocação de médicos de uns hospitais para outros para assegurar as Urgências.
É o caso de médicos especialistas em Otorrinolaringologia (ORL) do Hospital de Santa Maria (Centro Hospitalar de Lisboa Norte) e do São Francisco Xavier (Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental), que vão assegurar, em dias diferentes, o Serviço de Urgências do Hospital de São José (Centro Hospitalar de Lisboa Central).
O plano elaborado pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), ao que o CM apurou, determina que durante dois meses, no período compreendido entre hoje e 15 de Setembro, uma equipa de médicos otorrinos do Santa Maria, composta por três especialistas, assegure as Urgências do São José às segundas-feiras. Outra equipa daqueles especialistas do São Francisco de Xavier irá assegurar o ‘banco’ às quintas-feiras.
Outros hospitais da Região de Lisboa também vão adoptar um plano de reforço de equipas para evitar o encerramento de Urgências como em 2008. Em Agosto do ano passado, os serviços de Urgência obstétrica dos hospitais de Vila Franca de Xira e de São Francisco Xavier estiveram encerrados por falta de pessoal, levando ao agravamento da Urgência da Maternidade Alfredo da Costa. Segundo Rui Portugal, presidente da ARSLVT, o plano de distribuição de recursos e horas extraordinárias é feito "sem recurso a médicos de empresas".

REENCAMINHAR
As utentes que recorram à Urgência materno-infantil são atendidas no seu hospital, mas podem ser reencaminhadas para outras instituições.
HOSPITAIS
São vários os hospitais que aderiram ao plano: Garcia de Orta, Barreiro, Mat. Alfredo da Costa, Estefânia, V. F. Xira, St.ª Maria, Amadora-Sintra e S. Francisco Xavier.
ESPECIALIDADE
Para além das dificuldades na materno-infantil, há outras especialidades que têm dificuldades: Pediatria, Cirurgia Plástica, Urologia e ORL.

5 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde, o reforço é ao nível das equipas médicas. E a equipa de enfermagem também será reforçada?

bla disse...

Porque não colocam a indicação para a petição sobre a carreira de enfermagem?

http://www.carreiraenfermagem.pt.vu/

era um óptimo contributo para a Enfermagem.

Anónimo disse...

Caro Colega

Existem sindicatos capazes de tratar da carreira de enfermagem e capazes de negociar. Para quem tem conhecimentos a nível politico a petição é legitima e encorajadora contudo nao tem impacto nenhum por nao ser sustendada por uma entidade oficial. A nível empresarial e politico os rostos são essenciais.
O grupo enfermeiros pela enfermagem subscreve a petição mas confia nos enfermeiros capazes de negociar a carreira.

Anónimo disse...

Permitam-me discordar da vossa opinião...
Não creio que esta iniciativa deva ser encarada como um substituto do trabalho dos sindicatos, mas antes como uma ajuda para esta longa "batalha" que estamos a travar por uma carreira digna e justa.
Gostava de saber quais os critérios adoptados para a colocação dos post´s (se é que existem)
Obrigado.

Anónimo disse...

Caro Colega

Claro que respeitamos todas as opiniões pois é desta forma que evoluimos enquanto pessoas e profissionais. Obviamente que este é um blog com critérios bem definidos pois é democrático. Os posts tentam ser o mais objectivos possiveis mostrando todas as versões dos factos, nunca atingindo directamente e pessoalmente nenhuma pessoa. A petição como foi referido é apoiada contudo por se tratar de um grupo com intenções institucionais tenta ser o mais idoneo possivel pois a legitimidade e integridade são as bases da nossa estrutura. Nesta fase das negociações existem coisas mais primordiais que outras e com amior capacidade de impacto que outras. Este assunto foi debatido entre inumeros enfermeiros e todos disseramq eu era necessário chegar a um concenso com o ministério e só depois de algo fixo e concreto é que valeria a pena efectuar uma possição mais interventiva vistoq eu as greves e petições como pôde ver nao resultam com este governo existem influências politicas amis eficases.
O colega parece interessado em fazer evoluir a enfermagem está desde já convidado a assistir a uma reunião do grupo e ver se se identifica e contribuir activamente com cientificidade e eloquência.
Cumprimentos