sexta-feira, 3 de julho de 2009

Dois terços dos adultos nos EUA têm excesso de peso


As taxas de obesidade continuam a crescer nos EUA. Nenhum dos 50 Estados norte-americanos registou redução da obesidade num ano, e 23 deles reportaram que os adultos têm agora mais peso do que há um ano, segundo dados publicados esta semana pelas organizações Trust for America´s Health e Robert Wood Johnson Foundation.
Os especialistas alertam que dois terços dos adultos americanos apresentam excesso de peso ou são obesos. Por isso, segundo eles, essa epidemia de obesidade poderia frustrar os esforços dos legisladores na reforma do sistema público de saúde dos EUA. «Os nossos custos com a saúde têm crescido juntamente com a circunferência da nossa cintura», destacou o investigador Jeff Levi.
Entre as crianças, os números da obesidade em relação ao ano anterior permanecem estáveis, porém em taxas alarmantes, com 30 Estados a registar que mais 30% das suas crianças têm peso a mais ou são obesas. E os especialistas lembram que crianças obesas são mais susceptíveis a factores de risco cardiovascular, como hipertensão, colesterol alto e diabetes, além de terem mais hipóteses de sofrerem de asma.

Por isso, as organizações defendem uma estratégia nacional para combater a obesidade. «A epidemia de obesidade é um grande contribuinte para a explosão dos custos em saúde nos Estados Unidos. Como iremos competir com o resto do mundo se a nossa economia e mão-de-obra estão em baixa por causa da má saúde?», sublinharam os autores, acrescentando que muitos países estão a enfrentar os mesmos problemas. LUSA

Sem comentários: