quinta-feira, 30 de julho de 2009

Tamiflu esgotado em certas farmácias


O medicamento para tratamento da gripe A Tamiflu está esgotado em diversas farmácias e distribuidoras de medicamentos contactadas ontem pelo CM. A Roche, laboratório que produz o Tamiflu, garante que não há motivo para alarme e que a situação ficará normalizada na próxima semana.
As farmácias têm feito pedidos diários para fornecimento do medicamento. "As pessoas estão alarmadas, os pedidos têm sido muito frequentes e as distribuidoras não estão a fornecer Tamiflu", contou ao CM a farmacêutica adjunta Fernanda Borges, na Farmácia Cosmos, em Lisboa, revelando que desde 13 de Julho não têm o medicamento para venda.
Na farmácia Figueiras, também em Lisboa, havia apenas dez caixas de Tamiflu. "Já fizemos pedidos várias vezes, mas, neste momento, está esgotado nos armazenistas", conta ao CM Joaquim Cabrita, director técnico do estabelecimento.
Na distribuidora farmacêutica Plural, que fornece 800 farmácias do País, o Tamiflu está esgotado há mais de duas semanas. "Temos tido pedidos das farmácias, mas, neste momento, não temos o medicamento", disse Paulo Fonseca, director-geral da distribuidora.
Também nas distribuidoras Cofanor e Farcentro nos foi dito que o medicamento está esgotado.
A Roche, através do director de Comunicação João Pereira, garante resolução do problema para a próxima semana.
O laboratório afirma que "houve um aumento na procura do Tamiflu nas últimas semanas". E sublinha que "reduziu a distribuição na última semana, de modo a preservar uma reserva de Tamiflu em stock até à chegada de nova remessa". "Na próxima semana chegará novo stock de Tamiflu, o qual será suficiente para responder a todas as encomendas registadas até este momento", garantiu João Pereira.
Ontem foram detectados mais 17 casos de gripe A no País, registando-se um aumento do número de infectados para 265. CM

Sem comentários: