quarta-feira, 8 de julho de 2009

Portugueses continuam a confiar no SNS


Apesar de o número de hospitais e clínicas privadas ter aumentado, os portugueses continuam a confiar no Serviço Nacional de Saúde (SNS), de acordo com um estudo do sociólogo Villaverde Cabral, divulgado na edição desta quarta-feira do Público.
No ano passado, os utilizadores do serviço público aumentaram de 84,8% para 89,9% em relação a 2001, sendo que o privado ganhou mais utentes apenas nas cirurgias e nas consultas de especialidade, explica a investigação, realizada entre 26 de Fevereiro e 15 de Abril de 2008.
O resultado mais negativo (43,2%) em relação ao SNS são os tempos de espera, que subiu cerca de 20% para uma consulta, quer nos hospitais quer nos centros de saúde. Mas, na globalidade, os 3.039 inquiridos estão mais satisfeitos do que em 2001 com os cuidados de saúde públicos em Portugal.
Os portugueses que não têm médica de família são agora menos, de 15 para quase 8%, e as opiniões positivas acerca das consultas externas hospitalares aumentaram 12% nos últimos sete anos. O grau de satisfeitos em relação às urgências também subiu, de 39 para quase 45%. LUSA

Sem comentários: