quarta-feira, 5 de agosto de 2009

27 novos casos num único dia, Tamiflu só em alguns casos


A maioria dos doentes infectados com o vírus H1N1 não necessita de tomar medicamentos como o Tamiflu, garantiu um especialista. Fernando Maltez, responsável pelo serviço de Infecciologia do Hospital Curry Cabral, em Lisboa, considerou que "os doentes que clinicamente estejam bem e não inspirem cuidados, ou que não tenham outras patologias que façam deles doentes de risco", não necessitam de tomar o antiviral contra a gripe A. O especialista explicou que os medicamentos especificamente indicados para a gripe A devem ser tomados pelos grupos, em que se incluem "grávidas, pessoas com uma doença metabólica concomitante e doentes imunodeprimidos".
Ontem, foram confirmados mais 27 novos casos de gripe A no País, representando o dia em que se registaram mais casos. Em Portugal, já se registaram 369 casos de H1N1 desde o início de Maio.
O Hospital de S. João, no Porto, criou um novo espaço de atendimento para doentes com gripe no Serviço de Urgência. O novo serviço pretende "diminuir a infecção hospitalar nesta situação nova e exigente para todo o sistema de Saúde", explicou fonte hospitalar.
Nas Caldas da Rainha, o Serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde foi isolado durante o dia ontem, depois de ter sido detectado um caso suspeito de gripe A.
De acordo com os últimos dados da Organização Mundial de Saúde, já morreram 1154 pessoas devido à gripe A. CM

Sem comentários: